Friday, August 06, 2004

O bom exemplo da Associação Unida e Cultural da Quinta do Mocho

Chegam-me ecos de que a Associação Unida e Cultural da Quinta do Mocho é um exemplo a seguir para as demais colectividades e organizações representativas de imigrantes ou minorias étnicas de Portugal. Apresenta obra feita no apoio às carências quotidianas dos seus associados.
O mesmo se dirá de outras muitas; o contrário haverá que reconhecer no que respeita a algumas tantas.
É que, numa primeira análise, espanta o número de associações que visam apoiar e defender o universo dos imigrantes. Designadamente as que são reconhecias pelo ACIME, para não falar de outras que não constam da sua listagem.
É a lógica de proximidade, a descentralização que explica o fenómeno? Ou será o desejo de protagonismo sócio-político e de acesso a eventuais fundos que anima os seus dirigentes? Gostaria de saber…


Associação Unida e Cultural da Quinta do Mocho*


A Associação Unida e Cultural da Quinta do Mocho é uma instituição sem fins lucrativos, representativa de cerca de 3.500 habitantes da Quinta de Mocho (na Freguesia de Sacavém) e nascida da força de vontade de moradores provenientes de diversos Países de Língua Oficial Portuguesa que não encontraram nas habitações ocupadas - umas infra-estruturas inacabadas - as condições mínimas de saneamento básico, electricidade, água potável e salubridade.
Os moradores da Quinta do Mocho começaram por criar quatro Comissões de Moradores constituídas por etnias presentes no bairro (Guiné-Bissau, Cabo-Verde, S. Tomé e Príncipe e Angola) e começaram então a lutar, de forma organizada, por melhores condições de vida.
Em Outubro de 1993 estas Comissões fundiram-se numa só, criando uma associação denominada “Associação Unida e Cultural da Quinta de Mocho”, que em Março de 1995 viu o seu Estatuto aprovado.

Actividades e Projectos


- Esta Associação tem desenvolvido acções no sentido da valorização do núcleo residencial da Quinta de Mocho abrangendo várias valências tais como a Acção Social, Cultural e Dinamização Desportiva.

- Ao longo da década de 90 desenvolveu acções na consolidação de infra-estruturas inexistentes como saneamento básico, electricidade, água canalizada, etc..

- Em 1996, participou activamente na legalização extraordinária de imigrantes em estreita colaboração com o Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Governo Civil de Lisboa e várias Associações de Imigrantes em Portugal.

- Participou em todo o processo de Realojamento no novo bairro, denominado Urbanização dos Terraços da Ponte, desde o recenseamento populacional de 1993 e 1997, início do processo de realojamento em Abril de 2000 e até o seu término em Dezembro de 2001.

O ano de 2001 constituiu um marco na história desta Associação pois o seu maior objectivo, respeitante à melhoria de infra-estruturas habitacionais, fora, após anos de luta, atingido. A partir deste ano a Associação contou com uma nova sede, localizada na nova Urbanização, e foi também nesta altura que obteve o reconhecimento pelo Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas.

Desde então, os esforços estão concentrados no desenvolvimento de acções que contribuam para uma melhor inserção dos moradores no novo bairro.


Serviços prestados actualmente

- Como Parceira de Intervenção Comunitária (P.I.C.), projecto organizado pela Câmara Municipal de Loures, esta Associação tem evidenciado esforços para a consolidação de iniciativas organizacionais no bairro.

- Os principais projectos actuais incidem nas áreas desportiva e informática, e têm como principais destinatários os jovens do bairro a quem esta Associação serve, com o objectivo de lhes proporcionar formação e uma saudável ocupação dos tempos livres.

- Na sua sede, a Unida e Cultural fornece vários serviços tais como o encaminhamento na aquisição de documentos (Autorização de Residência, Atestados de Residência e Pobreza), fotocópias a cores e preto/branco, apoio jurídico, envio de faxes, utilização de Internet e prestação de serviços informáticos.

- Esta Associação produz ainda um Boletim Informativo à população, de carácter bimestral, e do qual o ACIME é parceiro.

Um exemplo de trabalho organizado e capacidade de adaptação a novos desafios, a Associação Unida e Cultural da Quinta do Mocho soube desde cedo unir comunidades imigrantes e portuguesas em prol de sonhos que a cada dia se têm tornado realidade.

Horários

Abertura ao público: 2ª a 6ª, das 10h00 às 18h00
Aulas de Informática: 2ª a 6ª, das 18h00 às 22h00
Actividades de informática/Internet: 3ª a 6ª, das 14h00 às 18h00



Contactos:

Associação Unida e Cultural da Quinta do Mocho Urbanização dos Terraços da Ponte Lote 20 Bloco 2 – R/C 2685 – 119 SACAVÉM Tel. / Fax: 21 940 06 00 E-mail: unidacultural@hotmail.com

-----------------------------------------------
*in site do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas

No comments: