Friday, December 23, 2005

Cavaco Silva teme que os portugueses se tornem minoria no próprio país!


Cavaco Silva, candidato a presidente da República de Portugal, entende que se deve ponderar muito sobre a questão da legalização dos imigrantes e que não se pode chegar a um ponto em que a legislação permita a entrada de tantos imigrantes que cheguem a fazer com que os portugueses se sintam uma minoria. Francisco Louçã, no debate televisivo que travaram, afirmou que é ridículo pensar na "entrada de 10 milhões no país de um momento para o outro". As palavras falam por si.....

Na foto, Cavaco Silva, "minoritário" em São Tomé e Príncipe, gozando da liberdade de trepar a um coqueiro

Discriminação nos media

Caríssimos Membros da Comissão*:

Alguém tem que ser alertado sobre esta situação. Resolvi alertar o ACIME e tentarei passar a mensagem a outras organizações que entretanto descobrir.
Não há dúvida que o “Correio da Manhã” é um dos jornais de maior tiragem entre o povo português.
Acontece que frequentemente deparo com notícias que fomentam deliberadamente sentimentos racistas, sobretudo sobre os “negros”. O impacto pode ler-se sobretudo nos comentários que aparecem no fim das notícias, no site do jornal.

Já no caso do arrastão, foi esse jornal que mais aproveitou e cultivou a ideia sensacionalista, revelando uma completa falta de ética jornalística. Houve um comentário muito bom do Sr. António Cunha, no dia 13 de Julho, que apoiei e disse: “ Passem em revista os comentários, por favor, para avaliarem a onda de ódio social que esta falsa notícia levantou. Era esse o objectivo? É esse público que querem alimentar? Tenham vergonha, sinceramente ..”

É precisamente esse o problema. O jornal alimenta deliberadamente esse ódio, através do teor e da linguagem das “notícias”. É um fenómeno preocupante. Não existe uma comissão de ética na Comunicação Social?

Agora, vejam a notícia que me chamou a atenção, publicada hoje 24-11-2005, em:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=182288&idCanal=10
Cabeçalho:
Terça-feira, 21h00. Estrada das Neves, em Alcabideche, Cascais. Cinco jovens negros obrigam uma mulher, sob ameaça de um revólver, a entregar-lhe o Volkswagen Golf que conduzia. Nas duas horas que se seguiram, esta viatura foi usada em quatro assaltos a restaurantes.

Vejam depois os comentários, que a notícia provoca. É sem dúvida o pormenor “negros”, desnecessário, mas intencional, a chave que abre a caixinha de pandora.
O meu comentário, que espero venha a aparecer sob o nome Helena Marques:
- São excluídos os comentários racistas, xenófobos e difamatórios (aviso que aparece aos comentadores). E as notícias? São capazes de me explicar a necessidade (ou interesse) de escrever no cabeçalho da notícia "5 jovens negros"? E se fossem brancos ou azuis, também mereceriam esse detalhe? É este "jornalismo" irresponsável que alimenta o xenofobismo. É revoltante que prezem cultivar o ódio racista. Lisboa.

Rogo a V. Excias. que façam alguma coisa. É deveras revoltante que ninguém mova um processo a estes senhores, que visam intencionalmente difamar a raça negra. Repare-se que a raça nunca é definida em outro contexto que não seja esse.
Gostaria de saber se existe algum método ou caminho legal que possa denunciar e acabar com estas práticas.

Muito grata pela atenção dispensada,
Com os melhores e respeitosos cumprimentos

Beatriz Amaral
_______________

*mail, na íntegra, enviado ao ACIME